O Hospital Municipal (HM) está se tornando uma referência em procedimentos neurológicos de alta complexidade. Na última quinta-feira (2), a unidade de realizou a primeira cirurgia pediátrica de correção de crânio em um bebê de 1 ano, um marco na saúde pública de Minas Gerais.
A craniossinostose precoce compromete as conexões dos ossos do crânio, causando deformações que aumentam com o tempo. O procedimento realizado no HM fez a correção e o remodelamento do crânio do bebê.
Essa cirurgia é idealmente realizada nos primeiros meses de vida da criança, mas a alta demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) pode causar atrasos e riscos. Com os avanços da neurocirurgia no HM, Sete Lagoas agora está preparada para atender casos semelhantes com qualidade e segurança, sem depender do sistema público de Belo Horizonte.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, destaca que vários esforços convergem em um único objetivo, que é aumentar o número de consultas, cirurgias e demais procedimentos dentro do sistema público de saúde.
A evolução da área neurológica é resultado de um plano estratégico da Prefeitura, colocado em prática há dois anos, que mudou a realidade da saúde em todos os níveis. Novos equipamentos, equipes completas e qualificadas e melhor estrutura física foram fundamentais para essas conquistas.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
0 Comentários