PORTAL TÔ DE OLHO OFICIAL

6/recent/ticker-posts

Tremor de 4.3 atinge região de Parauapebas, no Pará, mas moradores não percebem o fenômeno


Imagem mostra onde ocorreu o tremor desta quinta-feira (3) em Parauapebas, no Pará. — Foto: Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)

Um tremor de terra de magnitude 4.3 foi registrado na madrugada desta quinta-feira (3), próximo à cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará. O evento sísmico, considerado moderado, ocorreu às 4h02, no horário de Brasília, e foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análises do Centro de Sismologia da USP e do Observatório Nacional.

Apesar da possibilidade de o abalo ser sentido pela população, moradores da região afirmaram não ter percebido o tremor. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informou que não recebeu qualquer ocorrência relacionada ao caso.

De acordo com especialistas, a proximidade com a Falha de Carajás contribui para a ocorrência de pequenos abalos sísmicos na região, a maioria de baixa intensidade e imperceptíveis ao público. No entanto, o tremor desta quinta-feira se destaca por ser o maior registrado na área desde 1900, ano em que começaram os monitoramentos.

Visão aérea de Parauapebas. — Foto: Maycon Nunes / Ag. Pará

Esse foi o quarto tremor registrado no Pará em 2025. Antes dele, outros três abalos ocorreram em janeiro: dois em Parauapebas, com magnitudes de 2.8 e 2.9, e um em Novo Repartimento, com magnitude de 2.3.

Postar um comentário

0 Comentários