PORTAL TÔ DE OLHO OFICIAL

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Meio Ambiente de Marabá Intensifica Ações contra Crimes Ambientais

Por: Fábio Coutrim /



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Marabá está reforçando seus esforços para combater poluição sonora, maus-tratos aos animais, desmatamento e queimadas, e conta com a colaboração da população para realizar denúncias. O principal canal de comunicação é o Disque-Denúncia Linha Verde, disponível pelo WhatsApp no número (94) 3312-3350. As denúncias são anônimas e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Principais Problemas Identificados

Entre as infrações mais recorrentes, destacam-se:

Maus-tratos aos Animais: Incluem casos de crueldade e tratamento inadequado.

  1. Poluição Sonora: Excesso de ruído que ultrapassa os limites permitidos (de 35 a 70 decibéis, conforme a área e o horário).

  2. Queimadas e Desmatamento Ilegal: Atividades que acarretam multas e medidas punitivas.

Mesmo os estabelecimentos que possuem licença de operação estão sujeitos a multas caso desrespeitem os limites de decibéis estabelecidos pelas normas brasileiras (NBR). Denúncias de queimadas exigem a identificação do proprietário do terreno onde ocorre o incêndio.

Estatísticas e Colaborações

O coordenador do Disque-Denúncia, Mateus Rocha, informou que as denúncias em Marabá são frequentes, especialmente em relação à poluição sonora e maus-tratos a animais. "Com o período do carnaval, essas denúncias aumentam, e desde o início do ano até agora já ultrapassamos mais de 100 denúncias, principalmente nos finais de semana. Esses crimes geram multas com o valor mínimo de R$5 mil", afirmou.

Em casos de maus-tratos flagrados, o responsável pode ser preso. A Semma trabalha em parceria com a equipe de zoonose, a guarda municipal e a Postura para garantir a aplicação da lei.

Para dúvidas e esclarecimentos adicionais, a população pode entrar em contato com a Semma pelo número (94) 99110-8283.

Fonte:  (Secom PMM)

Postar um comentário

0 Comentários